REVISTALEPH REVISTA ALEPH PROJETOS E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES EDUCAÇÃO ENSINO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Aleph?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

                                         Direitos e Deveres

A RevistAleph não tem fins lucrativos. A submissão de artigos é gratuita, bem como o acesso aos mesmos, dentro da política do OJS.

A RevistAleph privilegia a socialização de artigos que se articulam com políticas e práticas instituintes, aquelas que se articulam a dimensões éticas, estéticas, democraticamente includentes, nos diferentes tempos/espaços. Buscamos divulgar os movimentos de criação de uma outra escola, de um outro ensino e de uma outra educação a que vimos chamando de Experiências Instituintes e que se articulam também com o conceito de Inovação Pedagógica.

Os argumentos deverão ser desenvolvidos com originalidade e respaldarem-se no diálogo com pensadores que estabeleçam interlocuções com as grandes áreas da CAPES: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; CIÊNCIAS HUMANAS; LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES e MULTIDISCIPLINAR.

O encaminhamento do artigo para publicação por meio do OJS indica a concordância do autor em compartilhar sua produção pela internet sem receber qualquer valor pecuniário, respeitando-se seus direitos autorais.

Aceitamos artigos em Espanhol.

Excepcionalmente poderão ser publicados textos de autores brasileiros ou estrangeiros publicados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, condicionada à aprovação da Comissão Editorial.

Observar e cumprir a norma culta da língua Portuguesa e de língua estrangeira, assumindo a responsabilidade pela revisão ortográfica, gramatical e das normas da ABNT do seu texto e resumos. É importante que, antes de encaminhar o artigo para a RevistAleph, o mesmo passe por profissional com competência (custeio de tal serviço de responsabilidade dos autores) para revisão de norma culta das línguas e da ABNT.

Artigos postados após finalizado o prazo estabelecido para submissão de cada número serão encaminhados para avaliação, mas sem garantia de que os mesmos serão avaliados em tempo hábil para publicação naquela chamada de artigos. Em caso de aprovação, será encaminhado para publicação no número seguinte.

Devem indicar, em nota de rodapé junto ao título, se parte do texto foi apresentado em Evento Acadêmico e/ou se resulta de monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado ou de projeto de pesquisa financiado por órgão público ou privado.

Devem informar em nota de rodapé se o texto ou parte do texto já foi publicado, seja em anais de encontros científicos, seja em outros veículos de comunicação.

Podem indicar, como sugestão, em qual seção da revista gostariam de ver o texto publicado.

Devem atentar para as condições legais e éticas da utilização de imagens, de citação de nomes e da veracidade dos fatos informados.

Devem informar a fonte das imagens e verificar se as mesmas têm reserva de publicação, visto que é de sua responsabilidade todo o conteúdo de seu artigo. Imagens sem fonte serão excluídas dos artigos.

O material deve estar em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética. Os autores devem visitar o website do COPE (http://publicationethics.org), que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

Devem referenciar de maneira explícita os artigos que contenham dados, análise e interpretação de dados de outras publicações.

Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados.

É importante que o projeto que dá origem ao artigo esteja registrado no Comitê de Ética de sua instituição de origem, especialmente aqueles que trabalham com informações sobre humanos.

Devem indicar se o texto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa ou por Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Instituição de Ensino Superior e o número do registro na instituição de origem.

Artigos que resultam de monografias, dissertação de mestrado, tese de doutorado devem trazer o orientador como co-autor.


            NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA ENVIO DE ARTIGOS

Papel: formato A4                        Margens: Todas as margens 3 cm.

Artigos em Espanhol devem conter título, resumos e palavras-chave em Inglês e Português.

Título: Em Português e Inglês, em sequência. Centralizados, espaço simples, negrito, Calibri 14, em CAIXA ALTA. Espaço entre os títulos e entre o em Inglês e os autores: 1,5, tamanho 12.

Sub-títulos (o que inicia as partes do texto): em negrito, calibri 12, dois espaços após o item anterior e um espaço antes do parágrafo seguinte. Norma culta da Língua. Usar controle de linhas órfãs e manter com o próximo.

Autor (es): (não esqueça de suprir o nome dos autores em “manuscrito” – arquivo que será enviado para avaliação cega): Parágrafo simples: alinhamento à direita. Sem espaço entre dois ou mais autores. Fonte: Calibri 12. Incluir nota biográfica de rodapé com a formação do autor, área de pesquisa; instituição de origem e e-mail (Calibri 10 – justificado).

Resumos (obrigatórios no “manuscrito” – arquivo submetido para avaliação):  em Português e em Inglês. Um terceiro pode ser enviado em outra língua opcional, com até 800 caracteres (com espaço), em espaço simples, sem citações e parágrafo único. Colocar um espaço simples entre autor e resumo. Fonte: Calibri 12.

Palavras-chave: 3 a 5, em português e Inglês. Parágrafo: espaço simples. Fonte: Calibri 12. Seguida do resumo, com espaço.

Corpo do texto: Parágrafo Justificado; Recuo da primeira linha do parágrafo: 1,5; Fonte: Calibri/ tamanho 12; Espaçamento: 1,5, sem espaço antes ou depois;

Citações: Até 3 linhas, no corpo do texto com aspas. Mais de três linhas: em parágrafo recuado, à direita, em 4 cm da margem esquerda, espaço simples sem aspas. Incluir um espaço simples antes e depois. Fonte: Calibri /tamanho 11. Seguir Norma ABNT 10520, disponível em https://www.tccmonografiaseartigos.com.br/regras-normas-formatacao-tcc-monografias-artigos-abnt.

Notas no rodapé: Tamanho 10, justificadas.

Gráficos e Imagens: Incluir numeração e título acima. Incluir fonte abaixo.

Referências: apenas para autores citados e segundo normas da ABNT, Calibri, tamanho 11, espaço simples, com espaço de uma linha antes de cada obra citada. Justificado.

Arquivo da submissão: Em formato DOC ou ODT, sem autores.

                                                   DICA 

Acesse http://revistaleph.uff.br/index.php/REVISTALEPH/about/submissions#authorGuidelines 

Acesse https://docs.google.com/document/d/19fvyB6mQUbVGrXEvmBNYDaWyoFXVAfHVCmr4asyqlTQ/edit?usp=sharingpara obter modelo de formatação.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

REVISÃO ORTOGRÁFICA E DE NORMAS DA ABNT

São responsabilidade dos autores. A revista não tem verba para custeio, nem dispõem de profissional da área.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo da submissão deve estar sem os nomes dos autores. Deve ter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.

    Deve ser salvo em .doc ou .odt.

  2. O artigo da submissão deve estar relacionado com a categoria Instituinte da RevistAleph.
  3. URLs para as referências devem ser informadas, quando possível.
  4. Para o texto que apresentar figuras e tabelas:

    as mesmas devem estar inseridas no texto, com título e fonte, não no final do documento na forma de anexos.

    Os autores são responsáveis por citar a origem das imagens e estar atentos para as autorizações legais de uso de tais imagens.

  5. Está assegurada a avaliação por pares cegos.
  6. Os autores podem indicar avaliadores com os quais possa haver conflito de interesse.
  7. Enviar previamente artigo para pessoa habilitada para fazer revisão de norma culta das línguas presentes no artigo e da ABNT.

    Normas de Formatação: critérios formais

    É obrigatório o respeito à norma culta da Língua Portuguesa.

    Salvar e enviar artigos para avaliação em .DOC ou .ODT

    Papel: Formato A4

    Margens: Todas as margens com 03 cm.

    Título: Centralizado, espaço simples, negrito, fonte Calibri 14, em caixa alta. Espaço entre o título e os autores com 1,5cm, fonte tamanho 12. Em português e inglês.

    Subtítulos (que nominam as partes do texto): Em negrito, Calibri 12, dois espaços após o item anterior e um espaço antes do parágrafo seguinte. Na digitação, usar controle de linhas órfãs.

    Identificação da autoria: Os artigos devem ser enviados em duas versões. Em uma delas, devem ser suprimidos os nomes dos autores ( "manuscrito" - arquivo - enviado para avaliação cega). Na versão em que os autores são identificados, a digitação dos nomes deverá ser emparágrafo simples com alinhamento à direita, sem espaço entre os nomes; fonte: Calibri 12. Em nota de rodapé, usando fonte Calibri 10 e parágrafo justificado, incluir nota biográfica com a formação dos autores, vínculo institucional, área de pesquisa, e-mail e telefone para contato.

    Conflito de interesses: Caso julguem necessário, os autores podem indicar avaliadores com os quais possa haver conflito de interesse.

    Resumos (obrigatórios no "manuscrito" - arquivo submetido): Iniciando com espaço simples após os autores. Obrigatoriamente em Português e em Inglês. Opcionalmente em mais outra língua. Devem ter até 800 caracteres (com espaço), em espaço simples, sem citações,parágrafo único e fonte Calibri 12.

    Palavras – chave: No mínimo 3 e no máximo 5, devem ser digitadas após cada resumo, respeitado um espaço entre os mesmos, em parágrafo justificado e espaço simples, fonte Calibri 12. As palavras devem ser escritas em minúsculas e separadas por vírgulas; ao final, sem ponto.

    Corpo do texto: Parágrafo justificado com recuo de 1,5 na primeira linha; fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento 1,5cm.

    Citações: Até 3 linhas, devem ser digitadas no corpo do texto, usando aspas e sem colchetes e sem itálico. Acima de três linhas: em parágrafo recuado de 4cm da margem esquerda, em espaço simples, sem aspas, usando fonte Calibri, tamanho 11 e obedecendo as normas da ABNT 10520, disponível em: http://unipe.br/painel/arquivos/downloads/abntnbr10520-Cita%C3%A7%C3%B5es.pdf.

    Notas no rodapé: Usadas somente quando forem necessárias, escritas em tamanho 10, formato justificado. Devem ser numeradas, sucintas e explicativas.

    Referências: Fonte Calibri, tamanho 11, justificada. Espaçamento simples, com espaço de uma linha antes de cada obra citada. Todos os autores citados e suas respectivas obras, e apenas esses, devem ser listados ao final. Demais formatações conforme as normas da ABNT 6023, disponível em: http://www.usjt.br/arq.urb/arquivos/abntnbr6023.pdf.

    Número de caracteresOs artigos devem ter no mínimo 20 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo as referências e as notas.

    Figuras e tabelas: Devem estar inseridas no corpo do texto, explicitadas as fontes.

    Arquivo da submissão: Em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, sem autores.

     

 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.