REVISTALEPH REVISTA ALEPH PROJETOS E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES EDUCAÇÃO ENSINO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RevistAleph está aberta a publicações inéditas de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de Educação, Ensino, Aprendizagem e Cultura, resultantes de projetos e experiências instituintes, assim como de estudos teóricos que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema abordado, fomentando novos conhecimentos, desde que estabeleçam diálogo com a filiação temática da revista. Podem ser publicados também análises documentos, resenhas e notas de leitura, textos coletivos elaborados em Congressos e Simpósios ou por associações afins, bem como documentos recentes, sejam leis, pareceres ou normalizações, emanados de órgãos governamentais e que abordem questões de interesse para a Educação e a Cultura  sobre experiências e projetos instituintes. A RevistAleph não tem fins lucrativos. A submissão de artigos é gratuita, bem como o acesso aos mesmos, dentro da política do OJS.

 

Políticas de Seção

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

Editores
  • Lea Cruz
  • Rejany Dominick
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editores
  • Lea Cruz
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Editores
  • Bruna Alves
  • Lea Cruz
  • Rejany Dominick
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Autor Convidado

Editores
  • Dagmar Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Essa seção contém artigos relacionados ao tema principal de cada número da revista. Os artigos encaminhados devem ser fruto de projetos de pesquisa, de ensino e/ou de extensão já em fase avançada ou concluídos.

Editores
  • Lea Cruz
  • Rejany Dominick
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Experiências Instituintes

Neste espaço publicamos trabalhos cujas origens estão em processos que buscam a inclusão, o diálogo com a diversidade e com o empoderamento de sujeitos que históricamente têm sido excluídos do acesso aos conhecimentos, da possibilidade de tomada de decisões, da ruptura com poderes instituidos. Aqui está uma articulação entre o pensar e o produzir uma realidade que potencializa a estruturação de uma cultura da aceitação do outro como legítimo outro ao nosso lado, com suas singularidades.

Editores
  • Bruna Alves
  • Rejany Dominick
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pulsações e Questões Contemporâneas

Nesta sessão publicamos artigos originados de projetos de pesquisa, ensino e extensão que estejam em andamento e cujas reflexões e experiências fagulham na direção de uma proposta instituinte. Também são publicados artigos ligados à reflexões gerais sobre temas não muito explorados ainda em trabalhos acadêmicos.

Editores
  • Lea Cruz
  • Dagmar Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

São publicadas resenhas de livros.

Editores
  • Lea Cruz
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada à aprovação por meio de dois ou três pareceres emitidos por colaboradores ad hoc. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.

A seleção de originais para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e temas afins, à linha editorial da  RevistAleph, além da originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo. É também avaliada a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. 

Na qualidade das teorizações serão levadas em conta os argumentos, que deverão ser desenvolvidos com originalidade e respaldarem-se no diálogo com pensadores que estabeleçam interlocuções com a área de Educação ou de Ensino da CAPES.

Excepcionalmente poderão ser publicados originais de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, condicionada à aprovação da Comissão Editorial.

 

Periodicidade

Semestral: Julho e Dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.